segunda-feira, 13 de junho de 2011

[Rescaldo] Maratona de Manteigas 2011


Eram 8h quando o despertador tocou na calma vila de Manteigas que neste fim-de-semana se tornou na capital do BTT...

Como a partida era só às 10h eu(Kemp) e a Cláudia (incansável assistente :) fomos calmamente tomar o pequeno almoço. A Albergaria Berne tinha à disposição um pequeno almoço farto e variado, melhor do que em muitos hotéis onde já estive, com direito à massa da praxe. Aconselho a estadia neste local simpático e acolhedor.

Depois do pequeno almoço "reforçado" fiz os últimos preparativos na bicicleta e segui para o controlo 0.

A caminho da zona de partida encontrei outros companheiros do pedal e à chegada a Cláudia já estava com a objectiva pronta para registar o momento da partida.



E assim foi, às 10h partiram os atletas federados e de seguida os restantes.



O meu objectivo era fazer os 86kms da maratona. Parti confiante mas consciente de que não ia ser uma tarefa fácil. No início tentei poupar-me e não entrar em euforias que depois me pudessem custar caro. Não foi fácil pois é nos primeiros kms que a maioria dos participantes arrisca mais. Esta fase inicial do percurso foi ainda dentro da vila e próximo dos 3km começou a primeira subida que nos levaria até à pousada de S. Lourenço a cerca de 1200mts de altitude. Foi subir, subir, subir... Um acumulado muito próximo dos 700mts em cerca de 10kms. No topo, a pousada, o abastecimento e a minha assistente... é bom ter as pessoas que gostamos a dar-nos força e motivação depois de todo aquele sofrimento.
O abastecimento chegou mesmo na altura ideal uma vez que devido ao calor que se fazia sentir o meu bidon já ia quase vazio.

A primeira dificuldade estava ultrapassada. Depois disto uma descida (com desnível de 200mts) para descansar as pernas e cansar os braços e de seguida subir até àquele que seria o ponto mais alto do percurso(+-1400mts de altitude). Eram quase 1000mts de acumulado em menos de 30kms e as minhas pernas "destreinadas" começavam a dar sinais de cansaço.

No final desta subida estava outro abastecimento. Aqui recarreguei as baterias com tudo o que a organização tinha ao dispor dos participantes(água, sais minerais, bananas, barras e marmelada).





Contudo isso não foi suficiente e poucos kms à frente fui obrigado a parar devido às malditas caimbras. Comi a banana que levava comigo, um bocado de uma barra, água e sais com fartura, fiz alongamentos mas depois de mais uns metros as dores voltaram e mesmo antes da descida até Manteigas decidi que não estava em condições de prosseguir para a maratona. Restava-me aproveitar a descida...
A descida estava dividida em duas partes, a primeira parte era ao estilo "calçada romana" na qual cheguei ao fim cheio de dores nas mãos. A segunda era cheia de areia e com bastante inclinação nalgumas zonas...

No final da descida uns metros de alcatrão e as placas de divisão do percurso. Foi com muita pena mas com algum alivio que optei por seguir pela meia maratona.

Já dentro da vila, nos últimos metros, antes da meta havia ainda uma última subida de calçada bastante inclinada que me levou o resto das forças que me restavam.

Foi assim que cortei a meta, ao fim de 3h22m a pedalar, e dei por terminada a minha prestação nesta mítica prova! Fiquei em 18º lugar na categoria de Elites a 1h03m do primeiro classificado deste escalão.



A organização está de parabéns pois proporcionou um grande dia aos participantes.

Agradeço à Cláudia e ao Tó pelo apoio e motivação que me deram. Obrigado!





Podem ver o resto das fotos aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário