O rescaldo pensado para esta prova de resistência seria apenas composto do número de horas e voltas dadas ao circuito da Figueira, mas felizmente não o é porque não é todos os dias que se ganha uma prova e muito menos uma ultra-resistência nocturna.
Os planos iniciais de correr a solo, com uma estratégia de gestão para pedalar pelo menos 1/3 do tempo e descansar o resto, deram lugar a uma dupla maravilha que contou com o mais alto patrocínio da Bikescience. Muito obrigado NC e MG!
A selecção do atleta com quem iria fazer dupla foi levada a cabo pela Team Manager MG da Bikescience (LOL) e coube ao André Gomes a dura tarefa de me aturar 12h (e a mim a tarefa de não o deixar ficar mal). E que atleta e que dupla se formou. De 26 a 29er, de sorte grande a terminação, de marcação de presença a 1º lugar em duplas! Obrigado e Parabéns André!
A prova:
Depois da mais pormenorizada preparação e estudo dos adversários, foi só montar as luzes e soltar o primeiro a entrar em pista. Coube ao André essa dura tarefa de iniciar e recolher informação para reajustar a estratégia inicial o que fez com que com 1h e pouco de prova eu já estivesse pronto a entrar para segurar a vantagem já alcançada. Essa vantagem acabou por se traduzir no final em 3 voltas para a 2ª dupla, tendo chegado a ser de 4 voltas durante um grande período da madrugada. Para o 1º classificado mantivemos sempre 1 volta de atraso. Numa prova deste género, o passar das horas a partir da 1/2 da manhã já era feito a ritmo calmo, sempre a controlar e a dividir conversa com o 1º atleta a solo. Mais animação já só com o nascer do sol e na última hora de prova... até lá foi sempre a controlar e a gerir!
O circuito:
Sensivelmente com 3,5kms compostos por um misto de alcatrão, estradão em jardim (que se tornou em lama depois da rega ter ligado a meio da noite), passadiços de madeira, calçada, escadas e alguma areia que me valeu uma queda. Ao fim de 12h eram quase 300 os kms percorridos pelos primeiros.
A cidade:
Ambos a correr em casa não podia ter sido melhor. Pena não ter tido muito afluência de público nem de participantes, mas sobre isso já muito foi falado nos fóruns da modalidade... A assistência que resistia ao frio da noite e de manhã quase chocava com os atletas foi alguma, mas merecíamos todos mais. Não é todos os dias que se passam 12h a pedalar na Figueira da Foz.
Padock:
Ao nível de uma prova da taça do mundo em que taças, mas de arroz doce, não faltaram! Eu acho que foram mais os membros do staff a morfar que os próprios atletas! Obrigado à Team Manager Sara pelo arroz doce, pelas fotos, assistência e pelas 12h de olhos abertos... ou não ;)
Obrigado ainda ao Kemp e ao Franco dos Geotrilhos pelas luzes e bateria extra emprestadas.
Obrigado ainda aos restantes Trepa Trilhos e Geotrilhos pelo apoio.
Classificação:
1º Lugar em Duplas com 80 voltas ao circuito nas 12h
2º Lugar Geral a 1 volta do 1º classificado (Rodolfo Dias do Altimetria BTT que completou as 12h sem parar, ou quase)
Mais fotos no nosso facebook!
Parabéns! Agora só falta o troféu das 24h!
ResponderEliminarAbc.