terça-feira, 17 de maio de 2011

[Rescaldo] Fim de semana XXL


Foi um fim-de-semana em grande com a nossa presença em 3 eventos. Eis o testemunho dos participantes.

2ª etapa do circuito NGPS - Rota do Mel(Mondim de Basto)

Sabe bem voltar a casa. E quando é para desfrutar dos trilhos de Mondim de Basto, então junta-se o útil ao (muito) agradável.





Pouco passava dos 8horas, e Mondim estava inundado por BTTistas sedentos de "conquistar" a senhora da Graça por trilhos.

A frase que mais ouvi - enquanto nos aproximava-mos da subida, e visualizávamos o topo do Monte Farinha - foi: "Aquilo mete respeito!". E de facto é verdade, os 941m de Altitude (a partir do nível do mar), e o desnível de 700m em pouco mais de 10kms, são um teste muito interessante para qualquer homem do pedal, disposto a avaliar as suas capacidades. Aliado a isso, um terreno extremamente técnico e escorregadio, compunha o cenário para a batalha.



Com maior ou menor dificuldade, o topo foi atingido, e a cara de satisfação nas pessoas era evidente. Tempo de prova de mel para alguns, laranjas para os que andam de dieta (:|), e arrancar até ao Bilhó por trilhos elogiados veemente pelos meus companheiros. "Isto é lindo", repetia o Filipe km após km :)
No Bilhó, e ao km 28, novo reforço! Caldo verde para quem chegou mais tarde, sandes de fiambre/quijo/queques para quem ia com a mania das pressas (eheheh).

Do Bilhó até ás Fisgas, mais trilhos fantásticos, no que a mim me pareceu a nata das natas da zona. Uma descida de cortar a respiração, single-track da Ribeira, e estávamos no coração de Mondim.
Com cerca de 4h40 chegámos à meta, satisfeitos pelo "passeio" que tínhamos acabado de fazer.

Banhos quentes, almoço, café, e estava finalizada uma bela manhã de BTT :)

Obrigado aos meus companheiros de viagem, e abraços para todas as pessoas que trocaram palavras comigo durante o percurso.

Boas pedaladas,
Daniel Carvalho"


Maratona de Maiorca(Maiorca, Figueira da Foz)

Podia começar o rescaldo com um “à terceira foi de vez”, mas ainda não foi desta!
Esta prova bem perto de casa já faz parte do calendário pessoal e este ano não foi excepção.



Comparativamente com o ano passado, aumento substancial da dificuldade técnica marcaram a prova em que a Serra da Boa Viagem foi integralmente substituída pela Serra de Castros .
Tinha partes que pareciam o Rock Garden da primeira prova de XCO da taça do mundo, mas em recta e com passagem em túneis. Paredes de escalada que ora eram a subir, ora a descer. E quando se faz uma prova usando partes de um percurso de TT de motos, o resultado é este: além de dureza um problema nas marcações que foram aproveitadas. O 7º lugar em que seguia após a muito custo ter partido no encalço dos mais rápidos, resultou num 19º final (em 60 que conseguiram terminar) após um enganado que deitou por terra a melhoria do 13º lugar do ano passado. Aspectos a melhorar para o próximo ano.



De resto, uma prova de 55kms bem ao jeito dos mais rápidos num constante sobe e desce técnico e com um final “espectaculo” à boa maneira do XCO com um percurso delimitado por fitas até à meta final.



Como sempre, visto ser uma organização do núcleo da Cruz Vermelha de Maiorca, muito apoio médico nas partes ainda mais perigosas e visto estarmos numa região rica em arroz, o tradicional arroz doce no final, que este ano estava quente e deu para retemperar forças.

Classificação 50km Masculinos (55km reais):
19º Carlos Figueiredo 3:10:35


Roadbook de Cacia(Cacia, Aveiro)

A dupla Afonso Estevão, Paulo Gonçalves em representação do Geotrilhos-Sempre na Talega conquistou um saboroso 3ºlugar :)



O José Carlos Silva desta vez a solo obteve o 10º lugar.




Parabéns a todos e fortes pedaladas.

2 comentários: