O Antes: Quando aceitei o desafio tinha noção que era muito difícil concluir este desafio na sua totalidade visto que ainda estou numa fase inicial da temporada e com pouco ritmo nas pernas. Para estar apto alterei temporariamente os meus treinos e baixei o volume e intensidade durante a semana de modo a estar bem fisicamente aos fins-de-semana onde fiz treinos de longa distância para habituar as pernas e o corpo. Treinei assim durante 3 semanas e participei numa maratona pelo meio.
O dia (ou melhor, a madrugada!): Acordei ainda não eram 4h da manhã! Saímos de Aveiro pouco passava das 4h30. Chegámos a Amarante eram quase 6h. O sol ainda não tinha nascido mas em frente ao Mosteiro de S. Gonçalo, no centro histórico da cidade de Amarante já se encontrava um grande grupo de madrugadores corajosos prontos para partir à conquista das montanhas. O frio era tanto que mal conseguia concentrar-me no briefing do João Marinho. Queria começar a pedalar o mais rápido possível para aquecer as mãos e os pés que mal os sentia! Durante a viagem tive que gerir muito bem a água e os alimentos que levava porque já sabia que o percurso era maioritariamente por caminhos de montanha e não ia encontrar muitas aldeias onde pudesse abastecer. Como o ritmo era de passeio deu para observar a paisagem e tirar algumas fotografias. Infelizmente um colega teve o azar de sofrer uma queda e aleijar-se numa mão o que o impossibilitou de terminar. Como íamos em grupo e não fica ninguém para trás optámos por regressar a Amarante por estrada. Passadas 10h e 90km estava de volta a Amarante e embora não tenha terminado o objectivo a que me propus fiquei surpreendido com a minha forma física e satisfeito por não ter tido nenhum azar.
Resumindo...
Escolher os adjectivos para caracterizar este dia é difícil... mas aqui vai!
O percurso. Duro!
Os trilhos. Fantásticos!
As paisagens. Magnificas!
O desafio. Insano!
Banhos e jantar. Reconfortante!
O empeno... esse foi GRANDE!
Para ligar todos estes aspectos acrescento, a entre-ajuda a superação e o convívio!
Agradeço a todos os que contribuíram de alguma forma para a realização desta aventura e em especial ao João Marinho por ter lançado o desafio. Obrigado! E agora as fotos que ilustram as palavras acima referidas e muitas outras que ficaram por referir!
Sem comentários:
Enviar um comentário