segunda-feira, 10 de outubro de 2011

[A caminho de Santiago pelo caminho S.Salvador e Primitivo] A ideia, os preparativos, a viagem e a chegada a León


Tudo começou como qualquer outra nossa aventura... “e que tal fazermos o caminho Primitivo de Santiago!?”; “Hmmm....”; “(...) então e se fosse o de S. Salvador mais o Primitivo!? :)”.

O caminho Primitivo foi escolhido por ser o caminho utilizado pelos primeiros peregrinos e por ser um dos mais duros, o de S.Salvador por passar na cordilheira Cantábrica tornando-o complicado por natureza.

O desafio estava lançado para a primeira semana de Outubro e o Pedro, o Fernando, o Daniel e o Kemp abraçaram esta aventura épica sem grandes hesitações. Os preparativos começaram a ser feitos com bastante antecedência, marcação de férias, planeamento das etapas, estadias, material/equipamento necessário, etc, etc... O tempo foi passando e a data da partida estava cada vez mais próxima.

Contudo começámos a ter alguma dificuldade em arranjar transporte e quando faltavam 2 dias para iniciar a viagem depois de várias tentativas sem sucesso lá conseguimos arranjar transporte e motorista para León. Havia sempre a alternativa comboio e/ou transporte próprio como última hipótese mas graças ao amigo Raúl esta acabou por não ser opção fazendo o grande favor de nos ir levar a León numa carrinha alugada. Assim foi, no sábado à hora combinada lá estava o Raúl pronto para nos levar e o nosso colega Luís que fez questão de se vir despedir de nós e desejar um “buen camiño”.



A viagem foi longa mas a boa disposição esteve sempre presente.



A meio da manhã parámos em Castro Daire para beber um café e para enganar o estômago e seguimos viagem até Chaves onde parámos para almoçar aquela que seria a última refeição portuguesa nos próximos 6 dias. Ao almoço o Daniel lembrou-se que deveríamos levar as cores da nação durante a nossa peregrinação e assim foi comprámos um lenço para o efeito e seguimos viagem. A última paragem já foi em terras espanholas para beber um “café solo” e esticar as pernas.



Depois do Raúl nos deixar em León começou a nossa aventura. A primeira coisa que fizemos foi procurar a catedral para o primeiro carimbo da jornada.

Depois de algumas fotos da praxe fomos procurar o albergue onde iríamos ficar.




O Albergue não era mau mas aparentava ser pouco sossegado...




Depois de deixar as mochilas e guardar as bicicletas fomos procurar um local calmo para jantar. Não foi fácil pois era sábado à noite e a cidade já estava repleta de vida.



O jantar foi um prato combinado típico dos nuestros hermanos.

Antes de regressarmos ao albergue ainda demos uma pequena caminhada pela zona histórica da cidade.



Muito bonita, bem iluminada e com muita vida!

Regresso à base e ZZZZzzzzz.... ????
Naaa! Afinal o albergue era mesmo muito pouco sossegado!
Foi complicado dormir nessa noite! Muito complicado....

2 comentários:

  1. Boas. Parabéns pelo vosso video.
    Em Leon devem ter ficado numa pousada da juventude que tb. serve de albergue e que tb. mais parece uma residencial universitaria. O rececionista ainda é o mesmo, muito simpático...

    ResponderEliminar
  2. Exactamente! Aquilo parecia tudo menos um local de repouso!!
    Dá para perceber isso no vídeo as pessoas que lá estavam não tinham ar de peregrinos! Hehehe :)

    ResponderEliminar