segunda-feira, 4 de abril de 2011

[Rescaldo] 4ª Maratona de BTT de Mortágua


Os Geotrilhos primaram novamente pela pontualidade na partida para prova, o que resultou numa chegada bem cedo a Mortágua, com tempo para levantamento de dorsais (processo rápido) e tempo para aquecimento e entrada no Control Zero a tempo de apanhar o melhor lugar para a partida que se avizinhava rápida.





Avizinhava-se e assim foi, à hora, o enorme pelotão de aproximadamente 800 atletas partiu a toda a velocidade para completar uma das duas distâncias disponíveis. Os 45km que afinal foram 51 e os 75km. O acumulado de ambas não excedia os 1000m na meia-maratona nem os 2000m na maratona, logo para uma ou outra distância, as expectativas eram de bons tempos.



















À parte do acidente sofrido pelo colega Hélio, cujo relato pessoal fica mais abaixo para a posteridade, objectivos cumpridos! Zero dropouts partidos e 6 pontos ganhos na maratona mais propriamente na perna do Hélio.

Prova com boas marcações, bons brindes (meias fullwear, vinho e bidon), almoço muito bom, banhos que apesar da quantidade de participantes esteve quente após esforço de alguns elementos da organização, à chegada bastante apoio para os mais esfomeados e desidratados e os mais sortudos até nos brindes puderam ser premiados.





Apenas uma nota de melhoria. Partidas separadas para as duas distâncias, e uma grelha de chegada distinguida também por distância. Uma vez que os dorsais eram iguais em ambas, o afunilamento para um único ponto gerou alguma confusão.




As classificações:

MARATONA BTT MORTÁGUA 45KM - MASCULINOS:
53 02:25:33 Carlos Figueiredo
359 03:26:32 Hélio Pires

MARATONA BTT MORTÁGUA 75KM - MASCULINOS:
93 04:23:04 Daniel Carvalho
149 04:58:59 Jose Carlos

MARATONA BTT MORTÁGUA 75KM - FEMININO:
3 05:10:00 Adelaide Lopes



O relato na 1ª pessoa, que valeu 6 pontos ao Hélio liderando este destacado a classificação. Boa recuperação para o atleta!



"Relato a minha queda:

Estava a minha prova a correr normal (media de 18/19 km/h), quando:

1. Ia eu descansado atrás de um bttista
2. De repente um fotografo vira-se para o bttista e diz CUIDADO com as escadas...
3. O bttista não tem mais nada, trava em seco e desmonta de bicicleta
4. Eu que ia atrás tirei um pé do pedal (O pé mais afastado da ribeira)
5. O pé que estava mais perto da ribeira não quis sair (malandro)
6. Como o pé não saiu decidi dar um mergulho
7. Nesta altura deparei-me com 2 opções, 1- ir para a erva e ter uma queda suave 2- ir para as pedras e talvez para o rio
8. Decidi ir para a opção 2
9. Resultados:

1. Gps salta da bike (partiram-se as fitas do suporte e o próprio GPS, conclusão 30km sem qualquer info)
2. Perna contra uma perna
3. "Corninho" WCS menos 1g (única coisa boa)
10. De notar a rápida actuação do fotografo que ainda me deu tempo de olhar para baixo e verificar que me apoiei na ultima pedra antes da água
11. Em vez de gritar AJUDEM... AJUDEM... Fiquei calmo e deixei as pessoas passarem (não vale a pena estar a preocupar as pessoas que olhavam para o lado e viam umas rodas de btt a sair de uma ribeira)
12. Quando o fotografo apareceu eu disse-lhe muito calmamente, "Quer ajudar-me?"
13. De notar que quando o fotografo me começou a ajudar, aquilo ficou cheio de pessoas em fila (Será que estavam preocupadas, ou não conseguiam passar??? )
14. Limpei as lágrimas da minha alma ferida (ainda não tinha visto o sangue) e segui a minha viagem
15. Passado uns minutos um senhor passa por mim e diz, tens a perna toda lixado, ora eu olha para baixo e quando vi o sangue quase ia deitando o tal senhor ao chão.
16. Olhei melhor e vi que já não estava a sangrar, logo pensei que não seria grave.
17. Passados uns KM ia eu descansado a subir uma rampa cheia de lama quando vejo que as pessoas estavam a desmontar das burras
18. Eu decidi desmontar também, má escolha
19. Mal estiquei as pernas no chão cãibras nas 2 pernas
20. Sentei-me e descansei um bocado, aproveitei para comer e beber
21. Olhei melhor para a ferida e vi que era bem mais grave do que tinha pensado
22. Como pensava que já faltava pouco decidi continuar
23. Subi para a burra e decidi não desmontar mais
24. Passados uns KM e visto não existirem mais reforços já estava com fome de novo
25. Um bttista estava parado a comer, decidi acompanhá-lo
26. Lá arrancamos os dois
27. O bttista também não tinha conta km
28. Perguntei a outro moço quantos KM faltavam
29. Ele disse faltam 2
30. Eu todo contente sigo e aumento o ritmo
31. Passado meia hora eu penso, nunca mais acaba isto, o gajo aldrabou-me e de repente -> placa de 5km
32. Fiquei na dúvida se parava ali à espera do gajo dos 2km para lhe bater.
33. Os últimos 5km foram pacíficos
34. Na reta da meta passou-me um senhor
35. Eu na boa
36. De repente oiço uma voz a passar por mim e a dizer DIREITA....
37. Não tem mais nada, levanto-me na bike e entro em sprint para passar os gajos."


+ Fotos

3 comentários:

  1. Foi um bom teste. Vamos à frente no campeonato de dropouts partidos, e no número de pontos... boa pessoal :)

    ResponderEliminar
  2. Geotrilhos BTT sempre na vanguarda! :D

    ResponderEliminar
  3. A foto do Hélio virado do avesso está brutal :D

    ResponderEliminar