segunda-feira, 1 de novembro de 2010

GO70 - Trilhos da Nora


Domingo, 5 horas da manhã. Em Aveiro o S.Pedro não estava muito exaltado pelo contrário não chovia e o céu até estava limpo. Previa-se um dia relativamente calmo.
Infelizmente assim que passámos Sto.Tirso foi pegadinho até Ponte de Lima.
Não querendo dar a parte fraca lá fomos "ver o que ia dar".

Chegámos já muito próximo da hora de partida (9 horas). À chegada à sede da Seara Trilhos já toda a gente estava reunida e pronta a iniciar o passeio.


Nós nas nossas calmas do costume, desmotivados pela chuva forte que caía na altura e na esperança que o mau tempo fosse acalmar lá fomos levantar os frontais e voltámos para tirar as montadas dos carros e preparar o material/equipamento para iniciar.

Enquanto o pessoal estava a fazer "ronha" na zona seca da concentração reparámos que havia um indivíduo da organização que muito amavelmente estava à espera que nos decidíssemos a iniciar a jornada.
Foram precisas algumas palavras de motivação para convencer toda a gente e começar a volta!

O mesmo indivíduo (claviculas) acompanhou-nos sempre durante a viagem e foi um guia espectacular.

Tal como tinha sido anunciado o percurso era bastante duro e de dificuldade alta.

A parte inicial do percurso passava junto às margens do Rio Lima e estava completamente alagado. A entrada no monte foi feita por uma zona florestal com partes muito técnicas graças aos trilhos muito escorregadios algumas zonas tinham autênticos "riachos" de água a escorrerem pelas pedras.

Depois disso começou a longa subida até à torre.







Logo no início da subida estava o primeiro reforço. Um jipe amarelo com um indivíduo lá dentro com a objectiva apontada para nós.



Mais uma vez os elementos da organização foram impecáveis, o indivíduo ofereceu-nos várias vezes água e fruta.

Depois do reforço lá continuámos...



A subida era longa, aproximadamente 6kms, e o terreno fazia com que as rodas afundassem mais que o normal aumentando a dificuldade consideravelmente.

No final da subida havia a torre de vigia e lá estava instalado mais um reforço. O pessoal da organização que lá estava contava que a tenda teimava em querer ir monte abaixo. Com as fortes rajadas de vento facilmente se percebia porquê!
O reforço estava ao mais alto nível! Água, fruta e vinho do porto. Houve quem se besuntasse bem.









Na torre pudemos apreciar as belas paisagens da região. Foi possível ver as nuvens abaixo de nós a descarregar e no local onde estávamos não chovia. Visão fantástica!
Logo a seguir á paragem houve uma descida bastante técnica e de seguida uma zona de sobe e desce ao estilo “parte pernas”. Até ao final ainda foi possível ver os cavalos selvagens que são tão famosos na região.

Infelizmente não conseguimos tirar fotos pois as fortes chuvas não permitiram. As fotos aqui apresentadas foram cedidas pela organização à qual deixamos o nosso grande agradecimento por nos ter recebido bem.
Parabéns!
É bom continuar a ver que este tipo de encontros se conseguem realizar sem fins lucrativos e que mesmo com as más condições atmosféricas é possível reunir tanta gente.

2 comentários:

  1. Apesar do mau tempo que se fez sentir durante todo o passeio a experiência foi muito boa.
    Inicialmente o objectivo era fazer os 70km, mas a chuva e o frio que se fez sentir trouxe ao de cima outras dificuldades que não estavam contabilizadas. O terreno lamacento e escorregadio tornou a progressão mais difícil. Para além do terreno pouco rolante, causando ao corpo gastos de energia mais elevados, era ainda necessário ao organismo gastar energia para o aquecimento corporal. Tudo isto fez com que a opção de concluir o passeio ao Km 45 se tornasse como a opção mais sensata :)
    Para o ano pode ser que o tempo esteja melhor, ou então que o equipamento seja mais adequado :)

    ResponderEliminar
  2. Do individuo:)
    O que não nos mata Fortalece-nos.
    Cá vos espera-mos noutra oportunidade

    Cumprimentos
    Vanderbike

    ResponderEliminar