quinta-feira, 7 de julho de 2011

[Rescaldo] 2ª Rota da Broa - Aldeias do Xisto by Kemp



Bem pertinho da minha terra resolvi participar pela primeira vez nesta maratona que já vai na 2ª edição.



Devido à proximidade do local da partida desta vez não foi preciso acordar tão cedo. Não sei foi por isso ou não mas acordei sem apetite. Tentei várias opções que normalmente fazem parte do menu habitual para dia de maratona mas não consegui, ficava enjoado só de olhar para a comida. Como sabia que não podia ir sem comer nem comer muito em cima da hora da partida já só me restava tomar um batido e esperar que não me desse a fome a meio do percurso.

Eram 8h45(atrasado) quando me pus a caminho da Cumeeira. Se não fosse a Cláudia já lá estar à espera e ter levantado o dorsal ainda me atrasava mais. :)



Cheguei à Cumeeira já com o aquecimento feito e pronto a largar as amarras. Mas o frio que se fazia sentir e o “ligeiro” atraso na partida bastaram para arrefecer.

Assim, alguns minutos depois das 9h lá partimos.




O percurso embora curto foi bastante variado e começou logo com trilhos com muita pedra e muitos single tracks ao bom estilo que as Terras de Sicó nos habituaram. Nesta primeira parte do percurso a dificuldade foi mais técnica do que física, foi aqui nalguns destes single tracks que perdi algum tempo para os meus adversários. À medida que a dificuldade técnica do percurso ia diminuindo ia passando adversários e à passagem na aldeia de Bouçã já tinha recuperado a maioria das posições.



A partir daqui foi sempre a subir, subir, passar adversários, subir, subir, passar adversários, até chegar à aldeia do xisto de Ferraria de S.João. Lá estava a Cláudia com a câmara pronta para registar o momento.





Depois de tanto subir havia que descer, no entanto a descida não era técnicamente muito acessível, tive mesmo que desmontar em certos pontos o que me fez perder algum tempo e algumas posições. Ultrapassada esta zona mais complicada ainda consegui recuperar algum tempo e algumas posições na descida restante.

Para terminar a prova ainda tive mais umas pequenas subidas pela frente e uma zona perigosa para transpor com pedra e drops pelo meio.




Passei a meta 2h29m42s depois com o sentimento de dever cumprido.



Na classificação geral fiquei em 26º lugar.



A organização esteve de parabéns, a prova estava toda ela bem sinalizada, com bastantes pontos de assistência e de abastecimento.

1 comentário: