terça-feira, 10 de maio de 2011

[Rescaldo] 10ª Maratona BTT de Portalegre


A 300km de Aveiro, uma peregrinação a esta meca do BTT nacional, seria certamente para deixar moça no orçamento, mas sem dúvida que iria deixar mais no espírito de um qualquer e comum bttista, ou não fosse esta a X edição. Tudo se confirmou, em grande!



Com estágio no www.hotelcastelodevide.com e pequeno almoço servido às 6 da manhã onde nem a massa da praxe faltou, a comitiva dos Geotrilhos e respectivo STAFF de apoio, carregou baterias e rumou a Portalegre, logo alí ao lado, para fazer o que alí nos tinha trazido. Dar o melhor de si e empenar em grande!

Apesar das maleitas matinais de alguns atletas, o tempo ameaçar chuva, lá se posicionaram as 4 bikes na linha de partida onde já tinhamos umas centenas à nossa espera. A chave para não desmoralizar nesta prova, é sair o mais na frente possível, uma vez que 3500 bttistas à nossa frente desmoralizam qualquer um.



À hora, e com direito a cobertura aérea de um helicoptero que mais fazia lembrar o Tour de France, mas em grande, lá partimos nós para uma dúzia de kms em alcatrão, que apesar de fazer mal ao pulmão, nesta prova é fundamental para esticar o pelotão e separar os atletas. O alentejo é cheio de planícies, mas com 2300m de acumulado, não seria bem em "open field" que iriamos pedalar e é importante não causar engarrafamentos.



Trepados os primeiros kms de alcatrão, vamos ao que interessa. Estradões rápidos, que apesar de técnicamente estarem num nível inferior dos do norte, não deixaram de dar prazer, paisagem fantástica, paisagem fantástica e também paisagem fantástica. Os primeiros 80kms foram cumpridos a um ritmo elevado, constante e cauteloso, porque o final prometia tudo menos facilidades. A partir do km 80 começava a derradeira subida que nos iria levar às míticas antenas e que tanto custaram a subir. Era visivel muitos atletas em sofrimento nesta parte, mas a compensação dos 15kms finais a descer valeu o esforço. Dever cumprido!
Abastecimentos bem recheados com direito a farnel embalado para a viagem, com barras e outros mimos. No final culminou com uma sandes de presunto e um sumo que bem soube e lá ajudou a repor as energias para o banho até ao almoço.



Marcações sem problemas! Banhos frescos, mas também ajudam na recuperação e a cereja no final. Almoço farto e bem à moda alentejana com entradas, sopa de cação, carne de porco à alentejana e pudim/café para a sobremesa.

Quem sabe voltaremos ao Alentejo no próximo ano...

O regresso a casa, e a saudade do alentejo...na sua vertente BTT ;)
No final sobra isto, uma posição e um tempo, mas o que não se vê tem mais importância...


Classificações:
Maratona:
175° - 06:00:29 - CARLOS FIGUEIREDO
260° - 06:28:02 - DANIEL GONÇALVES CARVALHO
Meia:
N/A - 03:46:22 - JOÃO CARLOS
N/A - 03:46:30 - JOSÉ SILVA

Juntando o útil ao agradável, eis a vista do castelo de Marvão no dia seguinte para recuperação mental!

Sem comentários:

Enviar um comentário