domingo, 13 de março de 2011

[Rescaldo] Trilho do Neolítico - Baião

Eram 7h quando saímos(Afonso, Kemp e Daniel) de Aveiro com destino a Baião.

"Baião é o concelho com maior percentagem de área verde e floresta em todo o distrito do Porto (63,5 por cento do território) e possui no seu território recursos naturais de rara beleza como a Serra da Aboboreira, a Serra do Marão, a Serra do Castelo de Matos ou os rios Douro, Teixeira e Ovil."

A viagem foi rápida. Chegámos a Baião perto das 8:30, estacionámos as viaturas perto da Câmara Municipal (local onde seria a partida) e fomos levantar os frontais.


A partida teve início à hora marcada com cerca de 200 participantes.






O passeio estava dividido em duas partes,a primeira maioritariamente no Monte Castelo e a segunda na Serra da Aboboreira e até começou bem com 2kms a descer e cerca de 100mts de desnível que serviram apenas para testar o funcionamento dos travões pois nos 8kms seguintes foi sempre a subir por um estradão até chegar aos 883mts de altitude.









Depois da subida o percurso descia novamente até aos 450mts até umas aldeias. Continuou por mais 5kms num sobe e desce por trilhos juntos às aldeias até ao abastecimento (previsto aos 22kms).















No abastecimento tivemos direito a maças e água oferecidas pela organização e aproveitamos para conviver um bocado e conhecer outras pessoas. Arrancámos e a nós juntou-se mais um grupo que nos acompanhou durante quase todo o resto do percurso. Com as forças restabelecidas o desafio seguinte era subir a Serra da Aboboreira até aos 954mts.





Como as subidas não eram o suficiente para termos um nível de dificuldade elevado perto do quilómetro 30 começou a chover e o terreno começou a ficar mais pesado e a progressão mais lenta. Ainda faltavam cerca de 30km e 400mts de acumulado.

No topo da serra o nevoeiro não permitia observar as belas paisagens da zona e lá continuámos num sobe e desce durante cerca de 10kms por trilhos técnicos, pedra, calçadas, single-tracks até finalmente começarmos a descer até Baião.

Pelo meio tivemos alguns enganos...a emoção das descidas ou a conversa distraiam-nos do GPS mas para compensar não tivemos problemas mecânicos.

"Foi uma volta molhada mas abençoada!"


Foi a 1ª Etapa do Circuito BTT NGPS. Mais uma presença nestes eventos em autonomia e guiados por GPS.

Venha a próxima etapa.

+ Fotos
Fotos Afonso
Rescaldo do Daniel


2 comentários:

  1. ...espectáculo!! Grande equipa se juntou por essas bandas...

    Devem ser uns trilhos excelentes!!!

    Abraço

    Faisca

    ResponderEliminar
  2. Faltavas cá tu para te juntares à equipa!

    Os trilhos eram altamente aconselháveis. ;)

    Abraço Faísca.

    ResponderEliminar