segunda-feira, 28 de março de 2011

[Rescaldo] GO120



Mais uma vez quisemos associar-nos a um evento Grandes Odisseias, o GO120.

Tal como no GO70 a chuva prometia aparecer e tornar o ambiente (ainda mais) épico.

Por diversos motivos que impediram que se juntasse um grupo maior a participação do GeoTrilhos ficou-se por um elemento ficando aqui o seu testemunho:

Depois de pesar as consequências de participar num evento deste tipo sem um GPS a sério e sem companhia conhecida, decidi iniciar a prova e, se possível, seguir alguém com um ritmo próximo do meu, guardando as 5/6 horas de bateria do telemóvel, com o track previamente carregado, para alguma eventualidade.

Correu tudo bem até começarmos a subir. Descolei do grupo em que me encontrava e fiz boa parte da subida até à aldeia de Vacariça sozinho, ligando o GPS aqui e ali para confirmar o caminho. Antes de atingir o alto do Corno de Bico colei-me a um participante de nacionalidade inglesa que lutava com o GPS recém-adquirido. Pouco depois juntei-me a mais 3 companheiros, do grupo BTTPinoco (http://bttpinoco.blogspot.com; http://bttdelaes.blogspot.com), com os quais acabei por fazer a parte final do percurso.

Foi com algum alívio que aceitei uma rota de fuga que por magia, qual coelho tirado de uma cartola de um mágico, nos levou directamente do alto da serra para dentro de uma tasca, quase às portas de Arcos de Valdevez, ao abrigo da chuva e com uma bebida quente nas mãos.

A partir daí foi gerir a energia rolando de volta até ao ponto de partida, seguindo o rio vez e depois o rio Lima, pela ciclovia que liga Ponte da Barca a Ponte de Lima.

A organização está de parabéns pela escolha dos percursos, dos quais não fiz alguns quilómetros, em parte devido à falta de ritmo e ao facto de sentir que poderiam faltar as forças na parte mais difícil e isolada. A primeira parte do percurso será para repetir em breve, já que a qualidade dos percursos a descer fizeram rapidamente esquecer o quanto tinha custado fazer a subida. A segunda escalada tinha um perfil de terreno diferente, com mais pedra, e com o mau tempo a fazer-se notar, com vento forte, chuva e granizo à mistura.

Na memória ficarão os mais de 90km de BTT, feitos em quase 9h, com algumas das descidas com melhor envolvência natural que já fiz, e o espírito de saudável competição e entreajuda de alguns dos participantes com quem partilhei os trilhos, em especial os 3 companheiros com que segui até ao fim do percurso.


Venham mais GO's!

2 comentários:

  1. Grande Pedro!

    Tive pensa de não ir ao G120, mas já estou fartinho de andar debaixo de chuva... Havemos de ter mais oportunidades :)

    ResponderEliminar
  2. Pedro, eu mesmo que quisesse ter ido não podia porque para além de não ter bike tive que ficar a trabalhar.

    Estes senhores devem ter um acordo com o S. Pedro. Para além dos grandes empenos que pregam ao pessoal é sempre em condições atmosféricas adversas e eu estou farto deste tempinho... mas a primavera está aí e quando o tempo melhorar volto aos épicos.

    Até lá treino de "cativeiro".

    Boas pedaladas.

    ResponderEliminar