Decidimos conhecer e explorar um dos ícones do património natural do nosso País de bicicleta - Tapada Nacional de Mafra.
"Criada por reis, para reis, uma jóia da Natureza"
(...)A Real Tapada de Mafra foi criada em 1747 com o objectivo de proporcionar um adequado envolvimento ao Monumento, de constituir um espaço de recreio venatório do Rei e da sua corte e ainda de fornecer lenhas e outros produtos ao Convento.(...)
(...)Com a implantação da República passou a designar-se Tapada Nacional de Mafra, sendo utilizada fundamentalmente para o exercício da caça e para actos protocolares.(...)
Á chegada(10h) comprámos os bilhetes e foi-nos fornecido um folheto com alguma informação sobre a Tapada e sobre o percurso de bicicleta.
No início enganámo-nos no percurso e acabámos por andar perdidos cerca de 2kms, este "desvio" serviu para visitar a zona do parque onde está a casa de campo, o salão de eventos e ainda uma área vedada onde se pode ver veados.
Depois voltámos ao início e começámos novamente, desta vez pelo caminho certo...
Existem várias torres de vigia espalhadas pelo parque todas com uma vista fantástica.
Durante a visita encontrámos javalis e gamos á solta, numa das vezes encontrámos uma manada de gamos bastante grande.
Por azar, a pouco mais do início da primeira descida, tive um furo e fomos obrigados a parar.
Este passeio vai perdurar na memória durante muito tempo graças á companhia e ao contacto com a natureza.
No total fizemos mais do que os 15kms previstos mas valeu a pena pois ficámos a conhecer mais algumas zonas da Tapada Nacional de Mafra bastante interessantes por onde o percurso não passava.
Mais info sobre a Tapada Nacional de Mafra pode ser encontrada em:
www.tapadademafra.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário