terça-feira, 8 de outubro de 2013

BlackBulls Marathon 2013



BlackBulls Marathon 2013 (by Fausto Neto)

Não era para participar neste evento, uma vez que não sabia se chegaria a tempo, uma vez que no Sábado anterior iniciei uma viagem pelos Caminhos de Santiago. O plano seria depois ainda fazer Santiago – Finisterra, mas devido às condições climatéricas adversas acabamos por ficar por Santiago.
Cheguei a Portugal na 5ª Feira e lembrei-me que me tinha esquecido de fazer o pagamento antes de partir, por isso já tinha tirado da cabeça ir a Pereira do Campo no Domingo realizar a prova. Acontece que um amigo meu da organização viu o meu nome e confirmou a minha inscrição e lá tive eu de ir.
Não sou muito dado a provas de competição, pois não é isso que me move no BTT, gosto apenas de fazer uns trilhos com os amigos e curtir as paisagens. A noite anterior não foi tranquila como devia ser, pelo que quando acordei Domingo de manhã, apetecia-me tudo menos ir andar de bicicleta, mas lá me levantei preparei tudo muito devagar e olhei para o relógio já eram 8:40 e eu pensava que a partida ia ser às 9:15 e lá saí de casa sem comer nada rumo a Pereira. Chego a Pereira e afinal a partida seria apenas às 9:40 e eu sem nada no estomago. Conversa com a malta que ia encontrando, acabei por não ter tido tempo de comer antes de começar a prova, mas como o objectivo era apenas terminar a prova não me preocupei muito.
Dirigi-me à zona da partida e fui para a “manga”, onde fiquei do meio para trás. Deu-se a partida e quando finalmente pude começar a pedalar comecei a marcar o meu ritmo e fui passando imensa gente logo na primeira subida de alcatrão. A prova foi-se desenrolando e apesar de uma dor enorme na zona dos rins (rescaldo da noite anterior) ia a sentir-me bem e com força para pedalar. Por isso passei pelo primeiro abastecimento e nem me lembrei de parar para comer. Uns quilómetros antes do segundo abastecimento começou a dar a fraqueza e a barriga a acusar estar vazia e apenas cheia de água e isotónico, por isso ao chegar ao segundo abastecimento optei por parar e comer alguma coisa. Tive parado cerca de 2 minutos e nessa altura passaram-me imensas pessoas. Daí para a frente foi sempre a tentar passar aqueles que me passaram na zona de abastecimento. Não voltei a parar, nem a desmontar da bicicleta até ao final, apesar das picadas que foram aparecendo (pois daí para a frente começou-se a subir a sério).
A cerca de 10km para o final estava a ver cerca de 6 colegas à minha frente, mas como pensava que estava a meio da tabela de participantes, decidi não me esgotar mais e comecei a rolar num ritmo mais moderado, apesar de conseguir manter o ritmo que levava e nessa altura fui passado por mais 4 participantes, mas deixei-me ir na minha (afinal na posição em que ia, mais lugar menos lugar era indiferente).
Lá terminei a prova na calma dos anjos sem ter sido passado por mais ninguém (excepto um colega que me passou mesmo ao chegar ao funil, pois eu não conseguia meter o prato grande à frente e já levava as mudanças esgotadas). Quando passado uns minutos fui espreitar o lugar em que terminei a prova, fiquei admirado. Estava no lugar 39º lugar da Classificação Geral da BB45, 36º lugar da BB45 Masculino e 18º lugar da Categoria Masters A. Estive a rolar toda a prova com a malta da “frente” sem fazer a mínima ideia e se a 10km da meta não tivesse baixado o ritmo tinha certamente apanhado os 5 ou 6 atletas que iam à minha frente e possivelmente não teria deixado passar mais os 4 que me foram passando ao longo dos 10km e aquele ultimo rapaz já em cima da linha de chegada. Teria feito certamente um TOP30 na classificação geral e diria um TOP10 na minha categoria.
Foi uma maratona com trilhos fantásticos, sempre a subir e a descer. Algumas zonas técnicas e cheia de singles, tanto a subir como a descer. Foram cerca de 46 km com um acumulado de cerca de 1000 metros.
Gostei particularmente desta prova, pois foi a primeira vez que participei numa prova (numa sem ter ido em passeio) com a minha nova bicicleta e só posso dizer que aquilo sobe e desce que é um espectáculo. Fácil de manobrar e até hoje tem respondido a todas as solicitações. Gostei de ver que apesar da ida a Santiago (e foi muito dura, pois apanhamos dois dias de chuva, sendo um deles a subida da Labruja) ainda tive força para levar um ritmo bastante elevado durante toda a prova. Posso dizer-vos que os meus Batimentos Médios por Minuto (BMP) durante a prova foi de 190 bpm.

 Da nossa equipa estiveram ainda presentes o Luís Anselmo e o Miguel Coutinho.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário