domingo, 20 de junho de 2010

Geotrilhos 2:
- Fernando Sousa
- Manuel Fernandes

Objectivo: Chegar a casa inteiros depois de fazer o Nível I(+-70kms)

O Rio Douro serviu de pano de fundo para este desafio que aparentava ser menos duro do que na realidade foi.

O ponto de encontro foi junto ao cais de Gaia.

Após um briefing breve foi iniciada a jornada.

A parte inicial do percurso entrava nas ruas típicas junto ao Cais e embora fosse cedo já se notava algum movimento na preparação das marchas populares de S. João que teriam lugar no final do dia.

Com a ponte D.Luís a perder-se de vista foi subir, subir, subir até ao Santuário do Monte da Virgem onde estava o 1º meco.

...o verdadeiro espírito de equipa.

A chegada ao santuário deu-lhes para "acrobacias".

Á saída do santuário apanhámos um grupo de S.M.Feira "ás voltinhas" que nos acompanhou até que tivemos uma paragem forçada motivada por assuntos profissionais que originaram desistência de um dos nossos colegas de jornada.

Com um elemento a menos lá seguimos caminho...

Alguns kms mais á frente apanhamos os 1ºs single tracks numa zona com vegetação alta que terminaram na passagem de um ribeiro. Logo de seguida apanhámos um autêntico lamaçal onde a passagem tinha que ser bastante lenta e cuidadosa e que só com um milagre é que os pés não ficavam encharcados.

Rolámos, rolámos... passámos ao lado do Zoo da Quinta de Sto. Inácio.

...rolámos, rolámos... pela zona industrial até á descida louca em Arnelas

...depois é que foi pior subir, subir...

...mais singles

acho que passámos ao lado de um meco e não o vimos. Enfim...o calor já fazia mossa!

A seguir a Arnelas entrámos numa zona de pinhal e fomos ter a uma das primeiras subidas mais longas com o sol forte a ser presença constante.

Aí estavam um grupo de colegas que acabaram por ser nossos companheiros de jornada até ao final.

Já na zona de Roçadas entrámos na calçada romana, uma das zonas mais interessantes do percurso. Junto a uma ponte e debaixo de umas árvores que nos garantiam uma sombra já há muito esperada fizemos a paragem para a "bucha" e para conviver um bocado com um grupo de colegas a que nos juntámos.

O percurso continuou pela calçada e acabou numa zona de pinhal.

Á chegada a Canedo o Manuel começou a ter caimbras e parámos para descansar e conversar mais um bocado.

Depois lá seguimos até ao Santuário de Nª Sra da Piedade.

Depois disso apanhámos mais uns single tracks numa zona de pinhal até que chegámos ás margens de mais um ribeiro. Já lá estava um grupo de colegas e resolvemos parar para tirar umas fotos, 2 dedos de conversa, e refrescar o corpo naquela água fresquinha...

A partir daqui apanhámos a parte mais dura do percurso com zonas com muita pedra solta que lá eram ultrapassadas sem quedas graças a muita técnica e destreza, outras que obrigavam mesmo a paragens para que não acontecesse o pior. Também foi aqui que apanhámos a descida mais rápida de todo o percurso.

Depois de ultrapassada esta zona mais dura, já todos nós estávamos desejosos de chegar á barragem de Crestuma uns para descansar um bocado, outros para comer alguma coisa, outros para encher os reservatórios de água....enfim já estávamos a chegar ao limite.

No final a travessia feita por asfalto e pelo passadiço de madeira até ao cais de Gaia foi um alivio para as pernas.

...reparem no bronze do ciclista da direita. Hehehe!

Como já esperávamos o percurso foi tão duro quanto variado.

Á chegada fomos bem recebidos com direito a água e uma camisola alusiva ao evento.
Estes eventos marcam sem duvida uma outra forma de estar no btt.
Agradecemos á team2experience o enorme esforço que teve para proporcionar este excelente dia a todos os participantes.
Obrigado.

Quanto a nós o objectivo foi cumprido! No próximo ano se o evento se realizar novamente de certeza que estaremos presentes.