sábado, 15 de maio de 2010

Rescaldo - 12 Maio - Raid das 2 Cascatas

12 Maio de 1490 - A filha de D.Afonso V, Infanta D.Joana falece no Convento de Jesus.
Santa Joana, é uma figura importante da cidade de Aveiro e a sua memória é recordada no feriado municipal.


Há muito que esperávamos por este feriado para realizar mais um evento. Á medida que os dias iam passando e se aproximava a data do evento a ansiedade aumentava. Mas surgiu a necessidade de ir trabalhar no feriado e as probabilidades do evento se realizar estavam a tornar-se cada vez mais remotas. No entanto graças ao esforço despendido nos dias que antecederam foi possível realizar o evento.


"Seja benvindo quem vier por bem.(...)Traz Outro Amigo Também." - Zeca Afonso
Mesmo com algumas desistências de última hora, talvez motivadas pela chuva forte que se fez sentir na região umas horas antes da hora de partida, acabou por se formar um grupo maior do que aquele que estava previsto.





Depois da foto de grupo iniciámos o passeio. O ritmo imposto logo no início pelo "pelotão" que ia á frente começou a "fazer moça" naqueles que não estavam em tão boa forma física. Para além disso a chuva fez questão de nos acompanhar nos primeiros kms até chegar a Valmaior e obrigou aqueles que vinham com menos roupa a vestir algo mais para se protegerem da chuva.




Á chegada a Valmaior alguns elementos do grupo tiveram dúvidas quanto á hora prevista da chegada a casa. Tudo fazia prever que não seria cedo...e como amigo não empata amigo o grupo separou-se e uns optaram por seguir directo para os 5 caminhos e outros optaram por continuar e subir até ao santuário da Sra. do Socorro.


A subida até 200mts de altitude onde está o santuário foi feita pelo caminho dos peregrinos lentamente e em ritmo de passeio.








Depois de chegarmos ao santuário tirámos a foto de grupo, fizémos um pequeno reforço e graças á ansiedade que tinhamos por saber que no lado oposto àquele onde chegámos esperava-nos uma descida nem nos lembrámos que havia ali no santuário uma cache para procurar.




Rapidamente seguimos em direcção ao trilho por trás da capela e apanhámos a primeira descida do dia. No final ficámos a sorrir uns para os outros e desejosos da próxima.

Para que houvesse outra descida como aquela ainda tínhamos muito que subir... desde o Gavião até aos 5 caminhos... sem dúvida a parte mais monótona do caminho.



















Quem não leva comida depois tem que se desenrascar. Ao estilo do Ultimate Survival.




Como a subida era tão longa o Fernando encarregava-se de animar o pessoal. Sem capacete!














Ao chegar aos 5 caminhos fizemos uma paragem para um reforço. Ao fim de 25kms nas pernas e meio empenados da subida que tinhamos acabado de fazer a intenção já só era a de chegarmos á primeira cascata para comer uma sandes com calma e descansar um pouco.

Até lá foi um instante...uma descida rápida, uma subida logo a seguir, mais uns metros em plano e finalmente chegávamos á Cascata da Fílveda.












O acesso á cascata é feito por um trilho pedestre estreito com algumas pedras escorregadias e uma enorme escadaria em madeira.







No final, os olhos fixaram-se a admirar a grandeza da magnífica cascata. O local era tão tranquilo que convidava ao descanso.









Ainda tentámos encontrar uma cache mas sem sucesso...


Já tínhamos comido e estávamos a descansar um bocado e na conversa quando começou a cair umas pingas... estava na hora de continuar a viagem!


Com a barriga mais cheia e logo passados poucos metros apanhámos uma subida mais inclinada e técnica...era escusado dizer que ninguém sequer se deu ao trabalho de tentar subir montado - excepto o grande Zé Beto que deve ter comido alguma coisa especial.


Depois foi um salto até á Cascata da Cabreia. Dizendo melhor...foi uma descida, comparável á primeira que tínhamos feito, que só terminou na Silva Escura.






Ao chegar á Cascata da Cabreia, uns mais empenados do que outros, encostámos as bicicletas e fizémos uma pausa para comer, tirámos umas fotos, 2 dedos de conversa e ainda tentámos encontrar uma cache - definitivamente este não era o dia para procurar caches...nada, nem uma!











Espectacular!


Com a barriga e o espírito alimentado partimos em direcção ás ruínas das antigas Minas do Braçal. (infelizmente não fizémos registo fotográfico das ruínas)












Em vez de fazermos o caminho de regresso junto ás margens do Rio Mau fizémos o caminho por umas das encostas até á antiga Casa do Guarda Florestal.













Depois Casa do Guarda Florestal, descemos até Vila Nova de Fusos e entrámos num trilhos qe veio sair ao Carvoeiro.


... e ao fim de 6 horas a pedalar terminou o nosso "passeio".



Percurso: Sernada do Vouga > Sra. do Socorro > Gavião > 5 Caminhos > Cascata da Fílveda > Cascata da Cabreia > Minas do Braçal > Casa do Guarda > Sernada do Vouga
Distância: 52,62 km
Altitude mínima: 15 mt
Altitude máxima: 548 mt
Acumulado: 1.864 mt
dados do GPSIES




3 comentários:

  1. Boa volta, seis horas a pedalar e outras tantas a descansar :) esse "menino" sem capacete, não é por ele se aleijar mas o chato é o trabalho que dá aos outros.

    ResponderEliminar
  2. Hehehe. Este pessoal gosta mais de descansar do que pedalar!

    Saídas á pressa de casa dá nisto...realmente o capacete podia ter feito falta, por acaso até não fez...ainda bem!

    ResponderEliminar
  3. Bem, foi um belo baptismo.
    Ia preparado para uma belas 2h/3h de passeio, mas deparei-me com um belo esticanço da vossa parte... O problema é que gostei :)

    ResponderEliminar