domingo, 26 de fevereiro de 2012

[Rescaldo] Rota da Lampreia – Penacova

O dia começou com o encontro dos 3 (Rui Campos, Daniel Carvalho e Tiago Carvalho) em Esgueira pelas 7 da manhã, partimos no carro quase oficial do Geotrilhos (a carrinha do Rui Campos mais conhecida por geomóvel e a única que transporta camiões) o José Silva foi ter a Penacova no seu carro. Chegamos relativamente cedo. O frio e a vertigem daqueles montes a nossa volta incomodaram-nos um pouco. 
A partida fez-se sem sobressaltos nem quedas. O Daniel e o Rui seguiram mais à frente eu e o José Silva ficamos mais atrás.
O Daniel fez uma prova praticamente nos 15 primeiros lugares e ao km 31 partiu o dropout que, embora tenha posto a bicicleta em singlespeed, o impossibilitou de continuar a prova.
O Rui Campos fez a prova a bom ritmo no entanto caiu uma vez sem mazelas, desviou-se uma vez do trilho e teve de desmontar com a corrente presa, esse pormenor foi o suficiente para perder o segundo lugar, ficou a 2 segundos do 2º lugar. Acabou em 47º da geral e 3º da classe de veteranos B com 3h06:17 de tempo. Está de parabéns.
O Tiago Carvalho pela inexperiência de provas perdeu-se 3 vezes (não observou as fitas) e por isso deixou a posição que tinha alcançado nos primeiro 10 km da prova o que o obrigou a repetir muitas das ultrapassagens e desmoralizou um pouco. Acabou em 91º e 17º da classe de veterano B com 3h46:53 de tempo.
O José Silva perdeu-se também o que lhe fez gastar algum tempo. Acabou a prova em 119 e 25º da classe de veteranos B com 4h21:47 de tempo.
Todos concluímos que a prova era muito dura (muito ao gosto do Daniel) com muitas subidas e descidas inclinadas, bons singles tracks mas um pouco perigosos. As descidas não possibilitaram muita velocidade visto que era frequentes curvas muito apertadas. A paisagem era maravilhosa.
De parabéns está o Rui campos que conseguiu um 3º lugar de classificação na sua classe levando o nome do Geotrilhos a ser comentado em alguns meios internacionais de BTT.













quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

[Rescaldo] Mountain Quest - À conquista das 3 Montanhas! Aboboreira | Marão | Alvão

O desafio foi lançado pelo João Marinho. O objectivo era conquistar as 3 montanhas, Aboboreira, Marão e Alvão. O percurso totalizava 160kms com acumulado ascendente superior a 5700mts.

O Antes: Quando aceitei o desafio tinha noção que era muito difícil concluir este desafio na sua totalidade visto que ainda estou numa fase inicial da temporada e com pouco ritmo nas pernas. Para estar apto alterei temporariamente os meus treinos e baixei o volume e intensidade durante a semana de modo a estar bem fisicamente aos fins-de-semana onde fiz treinos de longa distância para habituar as pernas e o corpo. Treinei assim durante 3 semanas e participei numa maratona pelo meio.

O dia (ou melhor, a madrugada!): Acordei ainda não eram 4h da manhã! Saímos de Aveiro pouco passava das 4h30. Chegámos a Amarante eram quase 6h. O sol ainda não tinha nascido mas em frente ao Mosteiro de S. Gonçalo, no centro histórico da cidade de Amarante já se encontrava um grande grupo de madrugadores corajosos prontos para partir à conquista das montanhas. O frio era tanto que mal conseguia concentrar-me no briefing do João Marinho. Queria começar a pedalar o mais rápido possível para aquecer as mãos e os pés que mal os sentia! Durante a viagem tive que gerir muito bem a água e os alimentos que levava porque já sabia que o percurso era maioritariamente por caminhos de montanha e não ia encontrar muitas aldeias onde pudesse abastecer. Como o ritmo era de passeio deu para observar a paisagem e tirar algumas fotografias. Infelizmente um colega teve o azar de sofrer uma queda e aleijar-se numa mão o que o impossibilitou de terminar. Como íamos em grupo e não fica ninguém para trás optámos por regressar a Amarante por estrada. Passadas 10h e 90km estava de volta a Amarante e embora não tenha terminado o objectivo a que me propus fiquei surpreendido com a minha forma física e satisfeito  por não ter tido nenhum azar.


Resumindo...
Escolher os adjectivos para caracterizar este dia é difícil... mas aqui vai!

O percurso. Duro!
Os trilhos. Fantásticos!
As paisagens. Magnificas!
O desafio. Insano!
Banhos e jantar. Reconfortante!
O empeno... esse foi GRANDE!

Para ligar todos estes aspectos acrescento, a entre-ajuda a superação e o convívio!


Agradeço a todos os que contribuíram de alguma forma para a realização desta aventura e em especial ao João Marinho por ter lançado o desafio. Obrigado! E agora as fotos que ilustram as palavras acima referidas e muitas outras que ficaram por referir!