quarta-feira, 21 de setembro de 2011

[Rescaldo] Douro Bike Race


"Quando soube da existência deste evento, ainda levava nas pernas poucos kms de BTT. Contudo, tinha uma enorme vontade de me pôr à prova em algo do género.
Atempadamente fiz a minha inscrição, marquei férias para esta altura, e comecei a preparar-me física e psicologicamente para enfrentar este grande desafio.
Exactamente há um ano tinha feito a minha primeira maratona (meia maratona de Aveiro).



Dia 1 - Serra da Aboboreira

Esta etapa arrancava a horas invulgares (para mim) 11h, o que me permitiu descansar bastante. Como a casa da minha mãe, fica a sensivelmente 30 minutos de viagem, as coisas foram feitas sempre com relativa calma
Não pedalava há uma semana, depois de ter feito Porto-Finisterra, apenas ginásio, devido a dores no joelho esquerdo, e fui um pouco a medo. Felizmente não senti dores (no joelho claro :)).
Arranquei consciente de que aquela seria a entrada, e que deveria guardar a "barriga" para o prato principal do dia seguinte. Contudo a organização do DBR nem por isso foi meiguinha, e preparou-nos um percurso, onde as subidas duras, e os single tracks imperaram, começando logo a ser visível que o facto de ser uma prova por etapas, não significava que haviam benesses.
Fui um percurso muito engraçado, e desafiante.
Correu tudo bem, salvo um pequeno engano, que me fez perder uns minutos. A mim, e aos companheiros que cometeram o mesmo erro.
Cheguei ao final dos 45 kms e 1700m de acumulado com 3:31:41h, fresquinho, e bem-disposto :)


Ás 9h estava na Casa do Rio (quartel general da prova), para aplaudir os vencedores, ver as fotos e vídeos da etapa (sempre grandes momentos), e assistir à apresentação da etapa do dia seguinte.

Dia 2 - Serra do Alvão


Esta seria A Etapa, 88kms com cerca de 2000 de acumulado, num terreno muito duro, seriam responsáveis por fazer mossa nas perninhas. Para além disso, o início seria ás 9h, o que implicaria menos horas de sono, e mais pressas matinais.
A etapa em si foi brutal. Arrancamos para uma subida longa de cerca de 30 kms, que culminava num pico, cuja inclinação e terreno rochoso, ajudavam a dificultar.
Arranquei com demasiada fome, e papei a subida num tempo muito bom... o lado negativo, é que esgotei as energias, e depois andei um bocado na reserva.
Passada a subida - cujas paisagens eram de cortar a respiração - momento para rolar, e novamente mais subida.
O calor era intenso, e o ritmo dos participantes também.
Depois veio o sobe e desce, algumas descidas brutais, a passagem do rio Tâmega, e mais subida até entrar na ecopista, onde pudemos rolar até ao final.
Ver a meta nesse dia, trouxe-me uma satisfação particular.
Terminei os 88 kms e 2000 de acumulado com 5:34:07, cansado mas satisfeito.


Há noite estava na Casa do Rio - a desejar ir para a cama :) - para assistir aos slideshows, olhar para o Luís Leão Pinto e pensar "3h40... apre :)", bater palmas ao pessoal que anda muito, e ver o que o João e companhia nos preparavam para o último dia.

Dia 3 - Serra do Marão

A partida seria ás 10h, e essa hora extra seria uma dádiva dos céus. Quando o despertador tocou, eu pensei que teria dormido umas 2horas.
Arranquei devagar - porque tenho juízo - e marretadas "é uma cena que não me assiste". 
Sabia o que ia subir, porque já tinha andado por ali. Aqueci bem as pernas para oxigenar os músculos, e quando me senti melhor, comecei a dar mais forte.
Deu-me um enorme prazer subir montado onde o pessoal levava as bikes à mão, e a técnica de "cabra de monte" na calçada Romana está cada vez melhor
Adorei este percurso. Dos 3 foi o que mais gostei.
Terminei os 62 kms e 1700 de acumulado com 4:14:19h, e com vontade de desmontar da bicicleta :)


Depois do banho e de uma refeição frugal, a tarde foi passada numa cadeira (que rica cadeira) da esplanada da Casa do Rio, à espera da cerimónia de encerramento. Envergando orgulhosamente a minha t-shirt de fininher.

Terminei o Douro Bike Race versão 2011, de cerca de 200 kms, mais de 5000 de acumulado, depois de ter conquistado 3 Serras com 13:20:07. Na posição 177 dos 369 participantes do evento.


Fiquei satisfeito com o resultado, mas levo muito mais do que isso...
Hoje sou muito melhor Mountain Biker do que antes do DBR, tive a honra de poder partilhar os trilhos (e que trilhos!) com grandes atletas - nacionais e internacionais - e ter sido participante do maior evento de BTT do ano em Portugal.

Obrigado à organização por tudo o que me proporcionaram, e aos amigos que pedalaram comigo.
Até para o ano.

"

domingo, 18 de setembro de 2011

[Rescaldo] 3ª Maratona de Aveiro by Hélio Pires



Não há nada melhor para começar o dia de uma maratona que ter um individuo do norte (Miguel Coutinho) a ligar para saber se eu já estava no estádio, claro que já estava acordado (há 2min, mas estava!!), mas ainda não estava no estádio...

Tentei tomar o pequeno almoço, mas aqueles cereais não são dos melhores para comer à pressa, conclusão, pequeno almoço foi mesmo pequeno.

Cheguei ao estádio já tinha mais de 4 e menos de 6 chamadas das mais diversas pessoas (Coutinho, Marco e Fonseca).

Supostamente iria ser uma maratona em passeio, mas... não foi! Um dos senhores do grupo arrancou cheio de vontade! Ora, claro que o Luís Azevedo não ia para festas e o Miguel aparentemente também não por isso fui atrás deles e lá seguimos os 3 o tal senhor do grupo que arrancou como se não houvesse amanhã. Depois de passarmos o elemento foguete o Luís alertou-me que o Coutinho já não nos seguia como já não o via-mos decidimos seguir só nós os dois, o ritmo foi sempre elevado e decidimos que seria assim até a primeira subida.





A subida fez-se bastante bem e no final lá estava o controlo e o posto de abastecimento, aproveitei para comer uma banana (relembro que o meu pequeno almoço foi pequeno) e beber uma garrafa de água.

O Luís começou a descer com bastante força, mas acabei por passá-lo e passado um bocado deparei-me sozinho, julgo que o avanço não seria muito mas decidi continuar ao ritmo que estava a ter que até era bastante bom.

Chegado à segunda subida do dia deparei-me com muitos atletas a pé claro que eu em cima da bicla ia mais rápido e acabei por passar muita gente aqui, depois da subida foi sempre a rolar mas agora a um ritmo um bocado mais lento (mesmo assim continuei a passar muitos participantes).


No final, banho metade quente e comida que pronto, já é típica da maratona de Aveiro.

Pontos maus: Os pontos de água não podiam ser nos locais onde foram, ainda me têm de explicar como é que em zonas tão rápidas vamos agarrar a água, deixei cair 2 garrafas com as brincadeiras. Deviam ter sido em zonas mais lentas, mais extensas e mais planas, 1 das zonas deram a água e passado 20m estávamos a descer. Aquela paragem aos 3km não era de todo necessária, podia-se ter ido pelo alcatrão e assim poupavam-se minutos de para e arranca ciclistico.

E foi só isto, mais um dia passado na companhia de grandes pessoas a fazer o que todos gostamos.

Obrigado ao Estevão Afonso pelas fotos tiradas.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Douro Bike Race


Hoje é dia 14 de Setembro, e caminhamos a passos largos para aquele que se perfila como o grande evento do ano, no que ao BTT nacional se refere.
Na bela cidade de Amarante, um staff incansável vai fazendo os últimos preparativos, e através dos seus canais de comunicação, deixando os participantes ao corrente das últimas novidades.
Espera-nos um belo e deslumbrante "empeno", entre as serras do Alvão e do Marão, e certamente momentos de convívio salutar e boa disposição.
O ambiente em redor da prova, já denota que muito mais do que um evento desportivo, o Douro Bike Race será uma festa.

Nós claro, não poderíamos deixar de marcar presença!