segunda-feira, 29 de agosto de 2011

[Rescaldo] 3ª Maratona do Bom-Sucesso



Para terminar as férias em perfeição, tivemos o desafio da 3ªMaratona do Bom-Sucesso – Aveiro.

A Aida e o Rui foram para os 35km e o Daniel para os 60km. Os percursos foram muito rolantes e pouco técnicos; poucas subidas e descidas atraentes; alguns single tracks aceitáveis; uma paisagem que não prende o olhar e muita areia também. O tempo ajudou os bttistas: sem sol, com nuvens e uma temperatura bem suportável.







A gente da terra foi acolhedora e o almoço foi simples mas muito bem cozinhado.

A organização foi muito boa.
Realçamos 2 aspectos que poderão vir a ser melhorados em futuras edições:
1 - A marcação do percurso, em particular, a sinalização das curvas mais bruscas;
2 - Indicações para o local do almoço, foi numa escola no meio do campo... (aliás... a Aida e o Daniel perderam-se e sem a mãozinha amiga de um dos elementos da organização no meio da povoação, não teriam encontrado o almoço).



Para terminar, a Aida excedeu as expectativas e levou o troféu do 3ºlugar e o João Kemp esteve na reportagem fotográfica.



+ Fotos

domingo, 7 de agosto de 2011

[Rescaldo] Rota da Água

"Estava previsto ás 9h estarmos em Espinho para pedalar até à Freita. Contudo, e devido ás condições climatéricas para os lados do Norte, o evento foi cancelado à última da hora.

Problema: eu já tinha ligado o modo extreme, e estava - qual cão de caça - preparado para sair para a rua.
Solução: o Carlos também.

Plano alternativo: Aveiro-Caramulo por asfalto.

Apesar de as condições climatéricas não serem de todo favoráveis, e de já ter começado a chover em Aveiro, consideramos que pelo menos estaríamos isentos de apanhar demasiado calor, e porventura algum escaldão :)
Após mudar o pneu de trás, que estava a perder ar, ligados os motores, ás 9horas, a "secção impermeável" do Geotrilhos partia para o Caramulo.
A ritmo forte, e voltando a viver a "sensação mágica" de pedalar debaixo de chuva (Aveiro-Fátima-Aveiro), lá cumprimos os 63 kms até ao Caramulinho.


Após foto (molhada) da praxe, seguimos até à tasca de Malhapão. Onde ao 12h em ponto o cheiro a rojão estufado era intenso.
Ao abrir a porta de entrada, as pessoas olharam-nos como de costume, e travamos conhecimento com os fregueses presentes. Não tentamos explicar o que nos move, para fazermos kms debaixo de uma intempérie daquelas... limitamos-nos a com boa disposição explicar de onde vínhamos, e para onde íamos.
Entretanto o rojão estava pronto, e esquecemos o colesterol por um dia.



Depois de enfardarmos 2 pratos de rojões, e porque a coisa estava salgada... pensamos em porque não ir beber água ao Luso.
Vai daí, e após preciosas indicações dadas pelo dono do tasco, em colaboração com residentes da zona, fizemos-nos à estrada.
Quando saímos, não estavam de todo reunidas as condições para voltar a pedalar. Estávamos molhados, com frio, de barriga cheia... mas 15 minutos depois já isso tudo tinha passado.

Depois de mais 1hora e trinta de pedalada, com muita subida, chegávamos ao Luso.



Eu ainda tentei ir ao Bussaco, mas o meu companheiro - com mais juízo do que eu - demoveu-me da ideia. Restava voltar para casa.
Em direcção a Águeda, Anadia, Sangalhos, e finalmente Aveiro.
Chegámos por volta das 17h com o sol a raiar.
Foi um belo passeio, e um óptimo treino físico e mental.

"

terça-feira, 2 de agosto de 2011

[Rescaldo] Volta Aldeias do Alvão

"A Mondim Bike tem vindo a desenvolver um grande trabalho na zona de basto (e não só), na promoção do ciclismo nas mais variadas vertentes. Depois de ter participado em vários eventos de BTT, eis que surgiu a oportunidade de explorar a zona, desta vez usando a roda fina.
Havia apenas um pormenor a resolver, eu não tenho bicicleta de estrada.
Após um par de incursões e contactos com possíveis empréstimos, a coisa acabou por se dar, e o Carlos Calisto (Bikezone Aveiro), cedeu-me uma Scott CR1 2010, vermelha e preta, linda de morrer.


Bicicleta, vontade de pedalar, percurso apetecível... estavam reunidos os ingredientes para um Domingo bem passado.


A ritmo controlado por um veículo da organização, percorremos o trajecto que serpenteava algumas das aldeias do Alvão, num percurso muito bonito, com estradas sossegadas, pouco trânsito, e grandes vistas.



Não escassearam os abastecimentos (dos verdadeiros!), para que não faltassem as forças aos atletas.



O convívio foi óptimo, e soube bem voltar a pedalar ao lado dos amigos que me acompanharam na primeira incursão a Santiago de Compostela, bem como conhecer novas pessoas, que partilham este gosto pelo pedal.





Quase no final a surpresa boa... subir a Senhora da Graça (e descer) em "roda livre", ou seja, sem carro de controlo.
Depois de no dia anterior ter passado 8h a pedalar, ainda pensei que desta vez a Gracinha ia fazer das suas, e o menino aqui ia ganir... mas não. Encharcado em suor (imagem nojenta q.b.), sorri ao atingir o topo, e tive a mesma sensação do que quando o fiz aos 13 anos pela 1ª vez.

Na descida o almoço esperava por nós. E era mais do que um almoço, era um banquete, onde as carnes grelhadas abundavam.
Ainda consegui descortinar uns tomates, uns pepinos, umas laranjas, e melão que lá estavam, para enganar... e empurrei tudo com uma bela de uma cervejinha.
No final um café tomado mesmo ali ao lado, concluiu esta bela refeição.


Só tenho a agradecer mais uma vez à Mondim Bike - na pessoa do Duarte Martins - pelo óptimo trabalho, e por esta manhã fantástica. Por apenas 2,5€ (para sócios), tivemos direito a esta parafernália de regalias.
Um bem haja


Boas pedaladas
DC"

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

[Rescaldo] 12h de Resistência Nocturna na Figueira da Foz



O rescaldo pensado para esta prova de resistência seria apenas composto do número de horas e voltas dadas ao circuito da Figueira, mas felizmente não o é porque não é todos os dias que se ganha uma prova e muito menos uma ultra-resistência nocturna.



Os planos iniciais de correr a solo, com uma estratégia de gestão para pedalar pelo menos 1/3 do tempo e descansar o resto, deram lugar a uma dupla maravilha que contou com o mais alto patrocínio da Bikescience. Muito obrigado NC e MG!



A selecção do atleta com quem iria fazer dupla foi levada a cabo pela Team Manager MG da Bikescience (LOL) e coube ao André Gomes a dura tarefa de me aturar 12h (e a mim a tarefa de não o deixar ficar mal). E que atleta e que dupla se formou. De 26 a 29er, de sorte grande a terminação, de marcação de presença a 1º lugar em duplas! Obrigado e Parabéns André!



A prova:
Depois da mais pormenorizada preparação e estudo dos adversários, foi só montar as luzes e soltar o primeiro a entrar em pista. Coube ao André essa dura tarefa de iniciar e recolher informação para reajustar a estratégia inicial o que fez com que com 1h e pouco de prova eu já estivesse pronto a entrar para segurar a vantagem já alcançada. Essa vantagem acabou por se traduzir no final em 3 voltas para a 2ª dupla, tendo chegado a ser de 4 voltas durante um grande período da madrugada. Para o 1º classificado mantivemos sempre 1 volta de atraso. Numa prova deste género, o passar das horas a partir da 1/2 da manhã já era feito a ritmo calmo, sempre a controlar e a dividir conversa com o 1º atleta a solo. Mais animação já só com o nascer do sol e na última hora de prova... até lá foi sempre a controlar e a gerir!



O circuito:
Sensivelmente com 3,5kms compostos por um misto de alcatrão, estradão em jardim (que se tornou em lama depois da rega ter ligado a meio da noite), passadiços de madeira, calçada, escadas e alguma areia que me valeu uma queda. Ao fim de 12h eram quase 300 os kms percorridos pelos primeiros.



A cidade:
Ambos a correr em casa não podia ter sido melhor. Pena não ter tido muito afluência de público nem de participantes, mas sobre isso já muito foi falado nos fóruns da modalidade... A assistência que resistia ao frio da noite e de manhã quase chocava com os atletas foi alguma, mas merecíamos todos mais. Não é todos os dias que se passam 12h a pedalar na Figueira da Foz.

Padock:
Ao nível de uma prova da taça do mundo em que taças, mas de arroz doce, não faltaram! Eu acho que foram mais os membros do staff a morfar que os próprios atletas! Obrigado à Team Manager Sara pelo arroz doce, pelas fotos, assistência e pelas 12h de olhos abertos... ou não ;)

Obrigado ainda ao Kemp e ao Franco dos Geotrilhos pelas luzes e bateria extra emprestadas.

Obrigado ainda aos restantes Trepa Trilhos e Geotrilhos pelo apoio.

Classificação:
1º Lugar em Duplas com 80 voltas ao circuito nas 12h
2º Lugar Geral a 1 volta do 1º classificado (Rodolfo Dias do Altimetria BTT que completou as 12h sem parar, ou quase)



Mais fotos no nosso facebook!