terça-feira, 17 de maio de 2011

[Rescaldo] Fim de semana XXL


Foi um fim-de-semana em grande com a nossa presença em 3 eventos. Eis o testemunho dos participantes.

2ª etapa do circuito NGPS - Rota do Mel(Mondim de Basto)

Sabe bem voltar a casa. E quando é para desfrutar dos trilhos de Mondim de Basto, então junta-se o útil ao (muito) agradável.





Pouco passava dos 8horas, e Mondim estava inundado por BTTistas sedentos de "conquistar" a senhora da Graça por trilhos.

A frase que mais ouvi - enquanto nos aproximava-mos da subida, e visualizávamos o topo do Monte Farinha - foi: "Aquilo mete respeito!". E de facto é verdade, os 941m de Altitude (a partir do nível do mar), e o desnível de 700m em pouco mais de 10kms, são um teste muito interessante para qualquer homem do pedal, disposto a avaliar as suas capacidades. Aliado a isso, um terreno extremamente técnico e escorregadio, compunha o cenário para a batalha.



Com maior ou menor dificuldade, o topo foi atingido, e a cara de satisfação nas pessoas era evidente. Tempo de prova de mel para alguns, laranjas para os que andam de dieta (:|), e arrancar até ao Bilhó por trilhos elogiados veemente pelos meus companheiros. "Isto é lindo", repetia o Filipe km após km :)
No Bilhó, e ao km 28, novo reforço! Caldo verde para quem chegou mais tarde, sandes de fiambre/quijo/queques para quem ia com a mania das pressas (eheheh).

Do Bilhó até ás Fisgas, mais trilhos fantásticos, no que a mim me pareceu a nata das natas da zona. Uma descida de cortar a respiração, single-track da Ribeira, e estávamos no coração de Mondim.
Com cerca de 4h40 chegámos à meta, satisfeitos pelo "passeio" que tínhamos acabado de fazer.

Banhos quentes, almoço, café, e estava finalizada uma bela manhã de BTT :)

Obrigado aos meus companheiros de viagem, e abraços para todas as pessoas que trocaram palavras comigo durante o percurso.

Boas pedaladas,
Daniel Carvalho"


Maratona de Maiorca(Maiorca, Figueira da Foz)

Podia começar o rescaldo com um “à terceira foi de vez”, mas ainda não foi desta!
Esta prova bem perto de casa já faz parte do calendário pessoal e este ano não foi excepção.



Comparativamente com o ano passado, aumento substancial da dificuldade técnica marcaram a prova em que a Serra da Boa Viagem foi integralmente substituída pela Serra de Castros .
Tinha partes que pareciam o Rock Garden da primeira prova de XCO da taça do mundo, mas em recta e com passagem em túneis. Paredes de escalada que ora eram a subir, ora a descer. E quando se faz uma prova usando partes de um percurso de TT de motos, o resultado é este: além de dureza um problema nas marcações que foram aproveitadas. O 7º lugar em que seguia após a muito custo ter partido no encalço dos mais rápidos, resultou num 19º final (em 60 que conseguiram terminar) após um enganado que deitou por terra a melhoria do 13º lugar do ano passado. Aspectos a melhorar para o próximo ano.



De resto, uma prova de 55kms bem ao jeito dos mais rápidos num constante sobe e desce técnico e com um final “espectaculo” à boa maneira do XCO com um percurso delimitado por fitas até à meta final.



Como sempre, visto ser uma organização do núcleo da Cruz Vermelha de Maiorca, muito apoio médico nas partes ainda mais perigosas e visto estarmos numa região rica em arroz, o tradicional arroz doce no final, que este ano estava quente e deu para retemperar forças.

Classificação 50km Masculinos (55km reais):
19º Carlos Figueiredo 3:10:35


Roadbook de Cacia(Cacia, Aveiro)

A dupla Afonso Estevão, Paulo Gonçalves em representação do Geotrilhos-Sempre na Talega conquistou um saboroso 3ºlugar :)



O José Carlos Silva desta vez a solo obteve o 10º lugar.




Parabéns a todos e fortes pedaladas.

sábado, 14 de maio de 2011

Fim de semana XXL

Os Geotrilhos neste fim-de-semana vão marcar presença em 3 eventos:

- 2ª etapa do circuito NGPS - Rota do Mel(Mondim de Basto)



- Maratona de Maiorca(Maiorca, Figueira da Foz)




- Roadbook de Cacia(Cacia, Aveiro)




Boa sorte a todos os participantes!

terça-feira, 10 de maio de 2011

[Rescaldo] 10ª Maratona BTT de Portalegre


A 300km de Aveiro, uma peregrinação a esta meca do BTT nacional, seria certamente para deixar moça no orçamento, mas sem dúvida que iria deixar mais no espírito de um qualquer e comum bttista, ou não fosse esta a X edição. Tudo se confirmou, em grande!



Com estágio no www.hotelcastelodevide.com e pequeno almoço servido às 6 da manhã onde nem a massa da praxe faltou, a comitiva dos Geotrilhos e respectivo STAFF de apoio, carregou baterias e rumou a Portalegre, logo alí ao lado, para fazer o que alí nos tinha trazido. Dar o melhor de si e empenar em grande!

Apesar das maleitas matinais de alguns atletas, o tempo ameaçar chuva, lá se posicionaram as 4 bikes na linha de partida onde já tinhamos umas centenas à nossa espera. A chave para não desmoralizar nesta prova, é sair o mais na frente possível, uma vez que 3500 bttistas à nossa frente desmoralizam qualquer um.



À hora, e com direito a cobertura aérea de um helicoptero que mais fazia lembrar o Tour de France, mas em grande, lá partimos nós para uma dúzia de kms em alcatrão, que apesar de fazer mal ao pulmão, nesta prova é fundamental para esticar o pelotão e separar os atletas. O alentejo é cheio de planícies, mas com 2300m de acumulado, não seria bem em "open field" que iriamos pedalar e é importante não causar engarrafamentos.



Trepados os primeiros kms de alcatrão, vamos ao que interessa. Estradões rápidos, que apesar de técnicamente estarem num nível inferior dos do norte, não deixaram de dar prazer, paisagem fantástica, paisagem fantástica e também paisagem fantástica. Os primeiros 80kms foram cumpridos a um ritmo elevado, constante e cauteloso, porque o final prometia tudo menos facilidades. A partir do km 80 começava a derradeira subida que nos iria levar às míticas antenas e que tanto custaram a subir. Era visivel muitos atletas em sofrimento nesta parte, mas a compensação dos 15kms finais a descer valeu o esforço. Dever cumprido!
Abastecimentos bem recheados com direito a farnel embalado para a viagem, com barras e outros mimos. No final culminou com uma sandes de presunto e um sumo que bem soube e lá ajudou a repor as energias para o banho até ao almoço.



Marcações sem problemas! Banhos frescos, mas também ajudam na recuperação e a cereja no final. Almoço farto e bem à moda alentejana com entradas, sopa de cação, carne de porco à alentejana e pudim/café para a sobremesa.

Quem sabe voltaremos ao Alentejo no próximo ano...

O regresso a casa, e a saudade do alentejo...na sua vertente BTT ;)
No final sobra isto, uma posição e um tempo, mas o que não se vê tem mais importância...


Classificações:
Maratona:
175° - 06:00:29 - CARLOS FIGUEIREDO
260° - 06:28:02 - DANIEL GONÇALVES CARVALHO
Meia:
N/A - 03:46:22 - JOÃO CARLOS
N/A - 03:46:30 - JOSÉ SILVA

Juntando o útil ao agradável, eis a vista do castelo de Marvão no dia seguinte para recuperação mental!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

[Apresentação] 10ª Maratona de Portalegre - 7 Maio 2011



É já no próximo sábado a grande maratona nacional que já vai na sua 10ª edição. Nós vamos lá estar e percorrer os cerca de 100kms de trilhos fantásticos.


Altimetria:


Zonas Abastecimentos 100Kms:
- Urra 36 Km
- Palmeiro 58 Km
- Montarecos 82 Kms
- S.Mamede 91,5 Kms

Programa:

Sexta Feira 06 de Maio de 2011
- 18h00 Abertura do Secretariado
- 23h00 Encerramento do Secretariado

Sábado 07 de Maio de 2011
- 07h00 Abertura do Secretariado
- 07h00 Abertura do Controlo "Km O"
- 8h45 Encerramento do Secretariado
- 09h00 Partida do PortalegreBTT SportZone
- 10h30 Reabertura do Secretariado no Local da Meta
- 11h00 Reabertura do Secretariado no local da Meta
- 11h30 Chegada prevista do 1º atleta da Meia
- 13h30 Chegada prevista do 1º atleta dos 100 Kms
- 14h00 Inicio das refeições no Pavilhão Nerpor
- 15h30 Encerramento do Controlo Intermédio
- 19h00 Encerramento do Controlo de Meta

terça-feira, 3 de maio de 2011

[Rescaldo] 1ª Etapa do "Up and Down" - Vouzela - 01 Maio 2011



Chovia abundantemente em Aveiro e o pensamento de que íamos apanhar uma molha não me saía da cabeça. No entanto foi com a esperança de que o tempo em Vouzela estivesse melhor que eu (Kemp) e o Afonso nos fizemos à estrada a caminho de Vouzela.

Ao chegarmos a Vouzela havia algumas nuvens no céu mas não chovia. Fomos levantar os dorsais e beber um café para acordar. Depois retirámos as bicicletas do carro e equipamos. O tempo que sobrou para o aquecimento foi 0. Ou seja arrancámos a frio. O resultado foi desastroso. Ao fim de poucos kms já estava a sentir as pernas pesadas e isso reflectiu-se ao longo de toda a prova.

Tenho que agradecer ao meu companheiro de equipa que me fez companhia e esteve o tempo todo a dar-me apoio e a motivação para continuar.

Ao contrário da minha prestação que foi desastrosa tudo o resto esteve ao mais alto nível e colocou a fasquia bem alta para as etapas que se seguem.
O percurso foi bastante variado com muitos single-tracks, descidas muito técnicas com muita pedra à mistura, passagem de ribeiros, pontes, etc… um percurso para todos os gostos e skills! As marcações estavam impecáveis, os reforços, tudo.... Não tenho nada a apontar.

No final para terminar "em beleza" esta minha prestação no campeonato, a cerca de 3kms da meta, numa zona do percurso onde os participantes dos dois percursos se encontravam sofri uma queda provocada por um participante que se meteu à minha frente depois de eu ter pedido por 3 vezes para me deixar passar. É lamentável que haja participantes que não têm noção do que andam a fazer e põem a segurança dos outros participantes em risco...

O resultado da queda foi alguns arranhões (por sorte) pois fui contra um muro e para além disso fiquei sem mudanças até ao final e tive que fazer um esforço estupendo para terminar a prova sem desistir.




Classificações:
DorsalNomeEscalãoPont./ EscalãoPont./ GeralClassif./ EscalãoClassif./ Geral
50João Kemp CarlosElite110752º
51Estevao AfonsoVeteranos B140950º
52Daniel Gonçalves CarvalhoElite00--
53Carlos FigueiredoElite00--
54José Carlos Dias SilvaVeteranos A00--

Pontos da equipa: 16

Venha a próxima! Que esta etapa ficou aquém das expectativas.